Forquilha - CE - de 2012
Ouça as Rádio da Cidade de Forquilha ao vivo pelo site Oficial
Rádio Pioneira AM 830 Khz - Clik aqui | Rádio Forquilha FM 98,7 Mhz - Clik aqui

sábado, 26 de novembro de 2011

HISTORIA DE FORQUILHA



Forquilha é um município jovem, tendo sido criado em 05 de Fevereiro de 1985 através da Lei Estadual n0 11.012. Hoje com 24 anos de emancipação política, situa-se na porção noroeste do estado do Ceará, microrregião de Sobral. Limita-se, ao norte, com o município de Sobral; ao sul, com município de Santa Quitéria e Groaíras; ao leste e ao oeste, com município de Sobral. Dista 208 km da capital Fortaleza (em linha reta a distancia é de 190 Km). As vias de acesso são: Rodovia BR-222 ligando o município a Capital Fortaleza e CE -362 ligando a Santa Quitéria e sul do Estado. Existem outras vias de cesso formadas por estradas vicinais carroçáveis, tendo como ponto de partida vilas, lugarejos, sítios, fazendas e até cidades circunvizinhas como a cidade de Groaíras. Possui como seu maior patrimônio o Açude Público Forquilha de propriedade do DNOCS, com capacidade para 50 x 106 m3,  que devido a sua construção deu origem ao hoje município de Forquilha. A evolução urbana do município iniciou-se no povoado de Campo Novo em virtude da existência de uma capela, transferindo-se para a atual sede logo depois de concluído o açude. Muitos lutaram pela emancipação do município, que era então distrito de Sobral. Dentre esses filhos ilustres, destacamos o Servidor Público Federal e Historiador Abelardo Cavalcante de Vasconcelos.
Evolução Histórica de Forquilha
O município de Forquilha teve na sua evolução urbana uma peculiaridade: o primeiro núcleo urbano ocorreu na localidade de Campo Novo e não na atual cidade de Forquilha conforme esclarece Joab Aragão e Jeta Loiola, na obra Três riachos, uma Forquilha: “No mês de outubro, festejava-se o padroeiro São Francisco. Nesse tempo, o povoado transformava-se num ajuntamento de pessoas, egressas de várias localidades. Famílias dirigiam-se àquele local com a finalidade de pagar promessas, batizar e casar filhos, além de promover o encontro de parentes. Era uma verdadeira festa. Festa simples para gente simples.” (LOIOLA e ARAGÃO, 2006, p. 47)”.
O povoado, referido pelo autor, trata-se hoje da localidade de Campo Novo, distante de Forquilha cerca de 4 km. Devido à intensa religiosidade do povo da época, este povoado transformou-se no núcleo urbano inicial de Forquilha, como ainda se refere Joab Aragão e Jeta Loiola: “Tratava-se de um pólo convergente de religiosidade, muito natural para os padrões daquele tempo, e até para os de hoje, a despeito dos avanços acontecidos no século XXI. As pessoas mais abastadas, principalmente, as residentes nas proximidades do Arribita, construíam casas no povoado, exclusivamente para acomodação durante os novenários. Comerciantes de Sobral, da serra da Meruoca, e até mesmo da Serra Grande, aproveitavam esses dias para a comercialização de produtos como farinha, rapadura, cachaça e outros do mesmo gênero. Tudo transportado no lombo de burros e jumentos. O povoado, saído da letargia, onde as horas transcorriam lentas, num compasso linear de muita calma, transformava- se num pequeno mercado.” (IBIDEM).
Portanto, pode-se dizer que Forquilha originou-se no Campo Novo, próximo à Capela de São Francisco, construída entre 1884 e l885. No entanto, em virtude da escassez de água na região, a construção de represas era uma saída, o IFOCS Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas , hoje DNOCS, inicia uma grande obra para os padrões da época: a construção do açude Forquilha que viria a mudar a trajetória da evolução urbana de nosso município. Conforme Aragão (2006, p. 48) “Em virtude do represamento das águas do açude, ocorrido pela primeira vez, em 1929, o povoado foi, paulatinamente, abandonado pelos antigos moradores que, pouco a pouco, procuraram fixar-se nas terras próximas à barragem recém-construída.”
O processo de ocupação da cidade de Forquilha teve início quando da construção do açude em 1919, obra realizada pelo então IFOCS – Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, hoje DNOCS. Segundo o escritor e jornalista Lustosa da Costa (ano), em busca de emprego, aproximadamente 2000 (dois mil) operários, vindos dos mais longínquos rincões da zona Norte e Noroeste de Ceará se fixaram nas proximidades do sangradouro do açude e de sua parede principal, surgindo desta forma um pequeno aglomerado urbano, batizado de Rua do Gancho. Diante disto, o núcleo urbano de Forquilha passa a ser próximo à barragem em construção do Açude Público Forquilha o qual teria uma Vila de operários vindos de vários lugares para trabalhar na construção do açude. A vila levaria o nome de Rua do Garrancho (Vasconcelos, 1989) e seria feita de casas de pau a pique (foto). Posteriormente, estas casas foram demolidas e por volta de 1929, fora construída uma Vila para os funcionários do DNOCS: o Acampamento do DNOCS (foto). Por volta de 1962, com a construção da BR 222, outras ruas foram sendo erguidas como a Rua do Comércio, Vila Nova, a Rua Cel. Manoel Mendes, dentre outras.

O que chama a atenção na evolução do perímetro urbano de Forquilha é a mudança de fatores que contribuíram na sua evolução: A capela do Campo Novo, O Açude Público de Forquilha e a BR 222.

0 comentários:

Cadastre-se seu e-mail e receba nossas noticias e postagem em sua caixa de e-mail.

Desenvolvido por : M! Soluções em Design

◙
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...