Forquilha - CE - de 2012
Ouça as Rádio da Cidade de Forquilha ao vivo pelo site Oficial
Rádio Pioneira AM 830 Khz - Clik aqui | Rádio Forquilha FM 98,7 Mhz - Clik aqui

sábado, 26 de novembro de 2011

GEOGRAFIA DE FORQUILHA


Limites Geográficos
O município de Forquilha situa-se na porção noroeste do Estado do Ceará, microrregião de Sobral. Limita-se, ao norte, como município de Sobral; ao sul, com município de Santa Quitéria e Groaíras; ao leste e ao oeste, com município de Sobral. Coordenadas Geográficas: Latitude sul – 3° 47’ 54” e “Longitude oeste - 40° 15’ 38”. Área: 516,99 Km2. Altitude:Sede- 100m acima do nível do mar.  População:20.146 (IBGE 2007)
O município fica localizado a 208 Km de Fortaleza (em linha reta a distancia é de 198 Km). A via de acesso, vindo da Capital do Estado, é a rodovia BR 222. Na estrada da zona urbana, percorre-se um trecho, de aproximadamente 300m, que coincide com a parede principal do açude Forquilha. O acesso ao município poderá ser feito também pela rodovia estadual CE 362 vindo do município de Santa Quitéria, bem como por diversas estradas carroçáveis, tendo como ponto de partida vilas, lugarejos, sítios, fazendas e até cidades circunvizinhas.
Característica Físicas
Relevo: O relevo local é de forma suave pouco dissecado, produto da superfície de aplainamento atuante no Cenozóico. As altitudes são inferiores a 100 metros (exceto o elevado da serra do Barriga). Ocorrem na região solos bruno não-cálcicos, e, subsidiariamente, os podzólicos, cobertos por caatinga arbustiva aberta e caatinga arbórea, com espécies espinhosas. O município apresenta um quadro geológico relativamente simples, observando-se um predomínio de rochas do embasamento cristalino de idade pré-cambriana, representadas por gnaisses e migmatitos diversos, associados a quartzitos, granitos e xistos. Sobre esse substrato repousam coberturas aluvionares, de idade quaternária, encontradas ao longo dos principais cursos de água que drenam o município.
Tipos de solo: Bruno não cálcicos  e podzólico vermelho- amarelo eutrófico.
Hidrografia: O município está inserido nas bacias hidrográficas dos rios Aracatiaçu e Acaraú. O principal meio de drenagem superficial é o Riacho Madeira, destacando-se ainda os riachos Caioca, Pajé, Oficina e Tamanduá.
Vegetação: A vegetação característica é a caatinga arbustiva. A de natureza aberta cobre uma área de 153,3 Km² do município, enquanto a caatinga arbustiva densa predomina cobrindo 363,6 Km². Contudo, devido ao desmatamento para o plantio de lavouras de subsistência, são freqüentes as capoeiras. Nos vales inundados ou nos terrenos mais úmidos, surgem as carnaubeiras, muito importante para a vida do homem do campo, pelo seu aproveitamento econômico, visto que delas são extraídas fibras, folhas, cascas, frutos, ensejando a produção de produtos artesanais bem como cera e óleo.
Uso do solo: O solo é utilizado para agropecuária, destacando-se a criação de bovinos, com 13.250 cabeças; ovinos, com 5.500 cabeças; e os caprinos, com 3.810 cabeças. As principais culturas agrícolas exploradas são: o milho e o feijão. O algodão foi quase completamente erradicado em função da praga do bicudo.
Distritos
O município de Forquilha possui dois Distritos, Trapiá e Salgado dos Mendes, sendo importantes núcleos urbanos com características rurais.

0 comentários:

Cadastre-se seu e-mail e receba nossas noticias e postagem em sua caixa de e-mail.

Desenvolvido por : M! Soluções em Design

◙
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...