Forquilha - CE - de 2012
Ouça as Rádio da Cidade de Forquilha ao vivo pelo site Oficial
Rádio Pioneira AM 830 Khz - Clik aqui | Rádio Forquilha FM 98,7 Mhz - Clik aqui

domingo, 5 de fevereiro de 2012

GEOGRAFIA DE FORQUILHA


Geografia

[editar]Localização

O Município situa-se na porção noroeste do estado do Ceará, na microrregião de Sobral. Limita-se, ao norte, como o município de Sobral; ao sul com os municípios de Santa Quitéria e Groaíras; ao leste a ao oeste, com o município de Sobral. Sua superfície é de 516,99 km, correspondendo a 0,52% da área do Ceará.

[editar]Relevo

O relevo local é de forma suave pouco dissecado, produto da superficie de aplainamento atuante no cenozóico. As altitudes são inferiores a 100 metros. Ocorrem na região solos bruno não-cálcicos, e, subsidiariamente, os podzólicos, cobertos por caatinga arbustiva aberta e caatinga arbórea, com espécies espinhosas.
O município apresenta um quadro geológico relativamente simples, observando-se um predomínio de rochas de embasamento cristalino de idade pré-cambriana, representadas por gnaisses e migmativos diversos, associados a quartzitosgranitos existos. Sobre esse substrato repousam coberturas aluvionares, de idade quaternária, encontradas ao longo dos principais cursos de água que drenam o município.
Os principais recursos minerais são o ferro, a cianita e o calcário.

]

O clima é tropical quente semi-árido[7] com chuvas concentradas de fevereiro a junho

DISTRITOS

Possui os distritos de Trapiá,Salgado,Cajazeiras e Cacimbinha[8].

CURIOSIDADE

O nome do município se dá devido a junção dos rios Timbaúba e Oficina formarem o principal açude da cidade, lembrando assim o formato de uma Forquilha.

0 comentários:

Cadastre-se seu e-mail e receba nossas noticias e postagem em sua caixa de e-mail.

Desenvolvido por : M! Soluções em Design

◙
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...