Geografia
[editar]Localização
O Município situa-se na porção noroeste do estado do Ceará, na microrregião de Sobral. Limita-se, ao norte, como o município de Sobral; ao sul com os municípios de Santa Quitéria e Groaíras; ao leste a ao oeste, com o município de Sobral. Sua superfície é de 516,99 km, correspondendo a 0,52% da área do Ceará.
[editar]Relevo
O relevo local é de forma suave pouco dissecado, produto da superficie de aplainamento atuante no cenozóico. As altitudes são inferiores a 100 metros. Ocorrem na região solos bruno não-cálcicos, e, subsidiariamente, os podzólicos, cobertos por caatinga arbustiva aberta e caatinga arbórea, com espécies espinhosas.
O município apresenta um quadro geológico relativamente simples, observando-se um predomínio de rochas de embasamento cristalino de idade pré-cambriana, representadas por gnaisses e migmativos diversos, associados a quartzitos, granitos existos. Sobre esse substrato repousam coberturas aluvionares, de idade quaternária, encontradas ao longo dos principais cursos de água que drenam o município.
]
O clima é tropical quente semi-árido[7] com chuvas concentradas de fevereiro a junho
DISTRITOS
Possui os distritos de Trapiá,Salgado,Cajazeiras e Cacimbinha[8].
CURIOSIDADE
O nome do município se dá devido a junção dos rios Timbaúba e Oficina formarem o principal açude da cidade, lembrando assim o formato de uma Forquilha.
0 comentários:
Postar um comentário